quinta-feira, março 17, 2005

O Dia Dela...

Hoje uma das maiores, melhores e supimpas cantoras da MPB completaria 60 anos.
É ela. A única. O Ícone.
Elis Regina Carvalho Costa
"O canto é uma forma de expressão solitária,
mas eu gosto."
(segue-se musiquinha tema de Elis...qualquer uma, contanto que seja nostálgica)
Não vou jogar tanto confete nela assim...
Vocês lembram que quando o MaisUmCaraValente era no weblogger e tinha uma imagem gigantesca cheia de referências a tal... Agora só tem umazinha, mas já é de bom tamanho.
Uma vez alguém me falouque não gostava da Maria Rita porque ele é muito "chatinha"...
Bem, filha de peixe, peixona é...
Além de ter tido uma das vozes mais sensacionais da história era turrenta que só o cão...
Brigava com meio mundo, discutia até com Deus!
Não s eprendia a homem nenhum. Casou com Ronaldo Bôscoli e César Camargo Mariano mas logo em seguida deu uma bota em cada um. Deixou uma pequena porém significativa prole.
Não se dava com a Nara Leão e vivia de mal com Chico Buarque.
Tinha como padrinho nosso saudoso Maestro Soberano, Antônio Brasileiro Jobim.
Mas nunca cantou com João Gilberto, também apadrinhado do homem.
Sofreu bastante. Mas teve seus momentos de felicidade.
Virou ícone. Suas interpretações soaram por todo o Brasil.
Cantou músicas folclóricas, do Chico, Tom, Roberto e Erasmo Carlos. Enfim. Uma porção.
Além de inspirar alguns nomes da contemporaneidade. Dentre estes sua própria filha que já virou pop a Malia Lita...
Infezmente eu não tinha nem nascido quando a Elis faleceu. Acho que foi em 1982, no mesmo dia do aniversário da Nara. De overdose, mas isso não vem ao caso.
“Eu sou apenas o meu tipo inesquecível. Apesar de às vezes me achar uma porcaria.”
Elis, onde quer que você esteja, deixa saudades até daqueles, como eu, que nem tiveram o prazer de ouvir tua voz ao vivo.
“Eu sou do signo de Peixes, que é simbolizado por um peixe virado para a direita e outro para a esquerda. Tem hora que estou com o peixe de cima e está tudo bem. Mas aí entra o peixe de baixo e complica tudo.”
Um grande e sincero beijo e até mais...
Ouvindo Noite dos Mascarados com Elis e Chico Buarque: "Quem é você? Adivinhe, se gosta de mim...Eu tenho um pandeiro, Só quero violão, Eu nado em dinheiro, Não tenho um tostão..."