"Busofania"
Escuro.
"Por que o moço está dormindo?" pergunta a filha que devia beirar seus quatro anos.
"Porque tem sono!" Responde o pai.
"Mas lugar de dormir não é no ônibus, né pai?" insiste a filha.
"Silêncio!" Reponde o pai constrangido.
E lá ficou acordado, porém de olhos cerrados. Ignorando os repetitivos comentários da inocente criança.
Nesses últimos dias e neste final de mês que ainda se seguirá os Ônibus serão minha segunda cama. Não importa a torcicolo, muito menos as dores no corpo ou a boca seca, lá estará eu conchilando, com a cabeça encostada na janela e sendo acordado pelos freqüentes solavancos que fazem um ou outro passageito exclamar algumas palavras de baixo calão que não convém serem descritas aqui.
Sim meu amigos, antes eu usava tais meios de transporte para ler... Lia, lia e lia sem parar! Mas nesses dias só de olhar pra capa do impresso os olhos já começam a pestanejar. E o cobrador começa a ficar difuso, a voz da mulher tagarela ao lado começa a sumir, a paisagem se dissolve e PUM! Meto a cabeça no vidro e percebo que o ponto onde devo descer está extremamente próximo e ainda há um enorme contingente de pessoas para passar até chegar à porta de saída!
Empurra aqui, pisa alí, segura acolá, recebe olhares de desaprovação e pronto. Como uma tampinha daquelas embalagens de rolos de filme em que as crianças colocam vinagre, fermento e jogam para vê-la pular do seu corpo com o glorioso barulho do "ploc" parecido com as champanhes do ano novo.
Livre! É como me sinto ao sair do ônibus.
Devo ainda agradecer o fato de que tenho o privilégio de ir sentado na janela. Nem paro pra pensar no sufoco alheio. Esse povo que nem sabe o que é sentar de tão acostumado que está em ir de pé apertado no ônibus.
Talvez seja isso que esteja me bloqueando. Não lendo eu não produzo.
Tenho escrito boas dissertações sobre temas variados para a escola, mas não quero isso. Chega de dominação da mídia, protocolo de Kyoto, Mercosul, alienação e afins. Eu quero um conto. Belo, sutil e acima de tudo, bom!
Deixa essa fase "busófana" passar e vocês vão ver.
Chega de acordar às cinco e dormir às onze.
Isso vai acabar em breve.
Aguardem...
Obs: Tudo isso porque estamos repondo nesse mês as aulas perdidas no período de greve de professores... Eu não os culpo por isso...
Ultimamente ando ouvindo muito Los Hermanos...
Ah! Acessem Quadrilha Drummond... Um videozinho em homenagem ao poeta gauche...
Aguardando ansiosamente pelo dia 8 de Fevereiro (1º chamada Fuvéstica)
Abraços...
<< Página inicial